10 maneiras de organizar sua casa como o KonMari
[ad_1]
Existe uma maneira japonesa de organizar que se resume a encontrar um lugar específico “para as sobras”, uma vez que você tenha concluído todos os outros métodos de organização doméstica. Este é um método testado e comprovado de acordo com a profissional de limpeza japonesa, Marie Kondo. Tem o nome dela e é chamado de Método KonMari.
O método KonMari de organizar casas é uma das maneiras mais simples, porém exclusivas, de eliminar bagunças e organizar a vida de um indivíduo por meio da organização de sua casa. Existem tantas áreas que podem ser organizadas, seja um quarto, o banheiro ou até mesmo a cozinha. Na verdade, existem muitos outros lugares, como o armário e a garagem, onde você pode seguir estas etapas para organizar e arrumar. Não importa se você tem um apartamento ou uma casa, você pode seguir estes passos facilmente com um pouco de paciência e tempo. Sim, até você pode aprendê-los rapidamente assim que pegar o jeito.
Separe-se dos objetos
A filosofia se concentra em nos desapegarmos de bens específicos aos quais nos ligamos mentalmente. Existem certas maneiras pelas quais uma pessoa pode querer limpar sua casa ou apartamento, mas é quando “esbarramos” nessas coisas que temos dificuldade em jogá-las fora, mesmo se não as usarmos ou precisarmos delas! Talvez seja porque se torna uma tarefa árdua e que nos impede de querer limpar, depois de termos acumulado tanto. O passo a dar é nos desapegarmos desses apegos mentais que parecemos ter com várias coisas. Isso, na verdade, pode ser muito difícil, principalmente porque nos convencemos de que precisamos ter essas coisas. Além disso, a melhor abordagem para organizar sua casa é começar com um cômodo de cada vez.
A regra principal se aplica a tudo
KonMari tem uma regra que se aplica a tudo. Algumas das regras mais fáceis também podem ajudá-lo com as tarefas tediosas que você deve fazer pela casa. Quando você coleta todas as suas coisas, ou arruma cada cômodo, você terá um monte de coisas extras que você não sabia que tinha, como: papéis, lápis, livros, pratos, copos, roupas, … etc. .
Essas coisas parecem se multiplicar em quantidade, então, KonMari inventou uma maneira simples de “arrumar” qualquer lugar, independentemente do cômodo da casa. Você também será capaz de fazer isso com uma resposta “sim ou não” a esta pergunta: “Isso desperta alegria para mim?” Esta regra simples pode ser aplicada a tudo!
A resposta para a pergunta de KonMari
A regra simples do KonMari se aplica a qualquer coisa que você mantenha ou se livre. Na verdade, se você responder “sim” a cada item enquanto estiver arrumando, poderá resolver tudo com mais facilidade.
Por outro lado, se você responder “não”, jogue fora. Já se foi o tempo em que se perguntava: “Há um ano que uso isso?”
Esta é a maneira do KonMari como uma implementação passo a passo da limpeza, enquanto você organiza.
Você deve começar imediatamente a limpar ou arrumar sua casa ou apartamento.
- Basta se concentrar na “fase de descarte”, que KonMari chama de “maratona organizada”. Você pode torná-lo um evento especial com música de fundo, comida para viagem e refrigerantes para torná-lo uma experiência agradável ao completar sua “maratona organizada”.
- Itens diversos podem ser feitos primeiro, já que são os mais tediosos. Isso inclui: livros, papéis, clipes, coisas diversas, bugigangas e tudo o mais que você tiver em suas prateleiras, gavetas e bancadas.
- A próxima etapa é chamada de etapa “sentimental”, que se aplica àquelas coisas das quais, por uma razão ou outra, você não consegue se desviar. Podem ser bichos de pelúcia, rosas ou presentes de ex-namorados, roupas específicas … etc.
- Não armazene esses itens na casa de seus amigos, parceiros ou pais. Por que sobrecarregá-los quando você pode simplesmente jogá-los fora ou mantê-los, se precisar ou usá-los.
- Esvazie seu armário. Retire tudo, incluindo cabides e todas as coisas diversas (ou seja, bonés, lenços, cintos e acessórios de suspensão, …)
- Jogue TODAS essas coisas (roupas, bugigangas e lixo que você possa ter acumulado ao longo dos anos) no centro do chão ou em cima da cama.
- Para idéias de prateleiras, você pode adicionar 2 ou 3 peças de art déco, como vasos, fotos emolduradas, uma lâmpada, uma planta, mas é isso! Não há necessidade de entulhar suas prateleiras com coisas que irão acumular poeira.
- As vasilhas da cozinha podem conter o básico, como: farinha, açúcar e café. Você pode simplesmente colocar este conjunto de itens básicos perto do balcão depois de limpar o espaço do balcão. Se você colocar este conjunto simples de recipientes perto da pia da cozinha, terá benefícios por tê-los à mão. Isso está voltando à técnica KISS (Keep It Short and Simple).
- Simplifique sua vida mantendo cada categoria de coisas no mesmo lugar, em vez de espalhá-las por todos os lados. Por exemplo, você pode manter todos os seus produtos de limpeza no mesmo lugar da cozinha e o mesmo vale para todos os seus sapatos, que são mais bem guardados no mesmo lugar do seu armário.
- Use uma folha de dicas e descreva as categorias. Enquanto você examina a pilha de coisas, marque a categoria em que trabalhou para que seja eliminada de sua lista.
Vá até o material extra e jogue fora
Estas etapas indicam que você deve “examinar todos os itens” que possui. Quando você passar por tudo, provavelmente terá algumas coisas às quais simplesmente não pode responder sim ou não. Basta colocar esses itens em sua própria caixa com um rótulo de ponto de interrogação e, em seguida, quando terminar de separar tudo, você pode voltar a esta caixa e tentar novamente. Esta caixa representa as “coisas extras” que você acumulou ao longo dos anos. De alguma forma, você deve se desligar mentalmente desses itens. Em caso de dúvida, jogue fora!
Finalmente, tente responder com sinceridade à pergunta principal que o método KonMari sugere. “Isso traz alegria ou desperta alegria para mim?” Decida se você sente algum tipo de “faísca” ou entusiasmo quando o tem em mãos. Este é o método KonMari no seu melhor. O cerne de seu método de limpeza e arrumação é exatamente isso. Você verá, com o tempo, que seu lugar ficará muito mais limpo.
Além disso, quando sentir que precisa limpar sua casa, você também pode organizar adicionando prateleiras, se não tiver nenhuma. As prateleiras fazem maravilhas para proprietários de casas e aqueles que vivem em apartamentos pequenos. Você pode utilizar o método KonMari com prateleiras e, ao mesmo tempo, organizar seu espaço residencial. Arrumar tudo inicialmente é a primeira etapa do método KonMari.
Para a maioria de nós, a desordem se acumula com o tempo e, com esses métodos ou etapas, conforme sugerido pelo KonMari, você estará mais organizado. Tempo e paciência são duas das principais coisas que as pessoas devem ter ao iniciar este tipo de projeto. Depois de concluir este projeto com sucesso, você descobrirá que pode fazê-lo mais rápido e muito melhor da próxima vez. Cada vez que você trabalha nisso, você encontrará seu lugar muito mais organizado e arrumado.